Tutorial Fraps – filme seus jogos

Ótima ferramentas para a monitoração dos Framerates dos programas que utilizam a tecnologia DirectX ou OpenGL. Permite salvar “screenshots” enquanto roda um jogo, determinar o Framerate entre dois pontos e gravar arquivos de vídeo do jogo no trecho que escolher. Tudo isso, através do pressionar de uma simples tecla previamente programada (durante o jogo basta pressionar a tecla específicada para cada função).

 

Para fazer o download do Fraps Clique aqui

 

A minha configuração do Fraps deixo assim:

 

Fraps_1

 

Para programar o FRAPS é muito simples:

 

  • Na primeira aba General, podemos definir como o janela do programa será mostrada. A opção Start Fraps Minimized (Iniciar o FRAPS Minimizado) o leva para a bandeja do TRY (ao lado do relógio) ao iniciá-lo. A opção Fraps window always on top (Janela do FRAPS sempre no topo), mantém o Fraps sobre todas as demais janela abertas, de modo a ficar sempre visível. E Run Fraps when Windows stars (Abrir o FRAPS ao iniciar o Windows), para iniciá-lo assim que ligar o PC.

 

  • Na aba FPS, podemos habilitar/desabilitar o Overlay corner, que é onde os FPS do jogo serão indicados (escolha a posição desta indicação, se desejar visualizar o FPS na tela do jogo). Em Overlay Display Hotkey, configure a tecla para trocar o posição do FPS que serão mostrados. Em Benchmarking Hotkey selecionamos a tecla para fazer os Benchmarks (ou seja, os Pontos de Referência). Se desejar, marque também os campos: Only update overlay once a second (Somente atualizar uma vez a cada segundo), Stop benchmark automatically after___seconds (Parar no ponto de referência automaticamente depois de___segundos), MinMaxAvg (Mínimo/Máximo valores comuns), FPS (Frames Per Seconds – Frames Por Segundos), e Frametimes (Tempo de Frames).

 

  • Na aba Movies, em Folder to save movies in, selecione o diretório onde será salvo os arquivos de vídeo capturados pelo FRAPS. Em Capture Hotkey, selecione a tecla que será usada para gravar os vídeos. Nessa seção, podemos escolher o tamanho do vídeo: Full-size (Tamanho todo), ou Half-size (Metade do tamanho). Por exemplo, se você está jogando em resolução 800×600, o vídeo sairá com 400×300), se deixar marcada a opção Half-size. Além disso, podemos optar se gravamos ou não o audio (em Record Sound), e definir a quantidade de FPS (20fps, 25fps, etc.).

 

  • Na aba Screenshots, em Folder to save screenshots in podemos definir a pasta onde serão salvos as capturas de tela, e em Screen Capture Hotkey habilitamos a tecla desejada para esta função de captura. Selecione o formato que deseja capturar as imagens, escolhendo umma dentre as opções: BMP, JPG, ou PNG. Se assim desejar, podemos ainda, marcar os campos Include frame rate overlay on screenshots (Incluir taxa de Frames na captura de imagem), e Repeat screen capture every___seconds (until hotkey pressed again) (Repetir captura de tela a cada___segundos (até que pressione a tecla novamente).

 

  • Obs: Todas as teclas de captura podem ser desativadas clicando no botão Disable (ao lado de cada especificação). Para captura de vídeos é aconselhável ter um HD de 7200Rpm, gravar em 25FPS com o Half-size habilitado.
  • Como o arquivo final fica muito grande, sugiro que submeta o mesmo ao VirtualDub ou Windows Movie Maker para diminuir o tamanho ou converta o formato dos vídeos usando o programa Win Avi